Publicado em: 15/06/2018

Você quer comprar um apartamento mas está indeciso se quer um novo (pronto para morar), na planta ou um usado?  O interessante é saber se realmente você irá usar o apartamento com o desejo de mudar de locação ou se comprará já pensando em revender. O preço de cada um varia e é composto de acordo com caraterística de oferta, tamanho do espaço, localização do imóvel, tempo de vida, número de quartos e banheiros, garagens, estado de conservação, personalização, valor e valor de condomínio.

APARTAMENTOS NOVOS

Para um imóvel ser considerado novo é essencial que ele nunca tenha recebido algum morador anteriormente. É perfeito para quem está indeciso entre muitas opções e quer ver o lugar pessoalmente, o que não pode ser feito quando o projeto está somente na fase da planta (explicado posteriormente). Ou seja, você saberá visualmente como será o tamanho dos espaços e a estética da sua, talvez, futura moradia. É possível, então, que o morador compre tudo antes de se mudar e possa fazer até mesmo móveis sob medida.

A maioria das casas novas está localizada um pouco longe do centro, o que pode ser uma desvantagem para quem não possui meio de locomoção próprio ou tem um trabalho melhor localizado dentro da cidade. Um imóvel novo, se bem construído, não terá logo manutenção e quando tiver será de forma bem mais eficiente do que um projeto mais antigo, já que as novas construções são bem mais planejadas e melhor executadas, garantindo uma longa vida útil. 

 Comparado aos apartamentos mais velhos, ele costuma ter espaços integrados, compensando também com espaços de áreas de lazer, piscinas, mais de uma garagem, elevadores, acesso fácil para instalação de ar-condicionado tipo split, churrasqueiras e maior segurança. Ideal para quem possui filhos pequenos, recém-casados, colegas de faculdade ou até mesmo pessoas que preferem um espaço com mais praticidade e menos manutenção do que uma casa para morar. 
Também é cabível a negociação de parcelamentos e entrada.

IMÓVEL NA PLANTA
O imóvel que está "na planta" quer dizer que o prédio novo ainda está sendo construído, mas que mesmo assim você já pode e deve negociar com a construtora ou empresa encarregada de vendas. Algo positivo nesse empreendimento é de que ele sempre vai ser mais barato antes de ser construído e pode valorizar até mais de ¼ do valor investido após o seu término. Ou seja, pode ser um bom negócio comprá-lo antes de ser construído e revendê-lo depois que entregarem a chave, por exemplo no caso dos investidores. É perfeito para quem não tem pressa de se mudar.

Esse tipo de negociação cabe também a alteração dos espaços que são construídos e a chance de customizá-los. De acordo com a empresa encarregada, é possível pedir por alterações de estrutura, como, por exemplo, pedir para diminuir o tamanho da sala e aumentar o tamanho dos quartos, acrescentar ou mudar tomadas de lugar. Trocar os tipos dos revestimentos.
Também é cabível a negociação de parcelamentos e entrada.

APARTAMENTOS ANTIGOS

Um imóvel usado, diferentemente de um na planta e um novo, infelizmente não pode ser totalmente negociável. Muitos donos anteriores já pedem pelo menos a metade de custo como entrada, o que acaba afrouxando os bolsos de quem quer investir. Mas ainda sim possuem uma boa margem de negociação de preço. Porém, é bom para quem quer algo mais urgente. É perfeito para que não tem paciência de arquitetar uma moradia.

Muitos imóveis usados e bem localizados possuem opções de venda com móveis junto, perfeito para quem morava em um local menor e está procurando por mais espaço ou por quem não quer gastar muito com mobília. Os prédios mais velhos possuem peças maiores, ideal para quem procura bastante espaço e tem família grande e é muito bem localizado, já que foram feitos quando a cidade ainda era menor. 

O tamanho do pé-direito (do chão até o teto) também costuma ser maior, dando ainda mais uma sensação de grandeza. No caso dos que passam de 30 anos de existência, podem não possuir uma instalação elétrica e tubulação confiável, e já que tudo foi construído a algum tempo e o estado de conservação se deteriora e enferruja (eram de um aço diferente dos de hoje). Para quem não tem dinheiro sobrando pode ser uma dor de cabeça, já que é possível que eles precisem de uma reforma. Então, aconselha-se a visitá-lo e revistar todos os cantos do prédio, após isso, calcular e ver se vale a pena a reforma. Esse tipo de imóvel é ideal para famílias com filhos adultos.

FAÇA UMA LISTA COM SEUS DESEJOS E NECESSIDADES E APRESENTE AO CORRETOR!

Primeiramente, antes de decidir se você deve comprar um imóvel na planta, novo ou usado, é essencial que se faça uma lista de coisas que você gostaria que tivessem em seu apartamento, como o número de garagens disponíveis, de banheiro, tamanho dos cômodos, churrasqueira, piscina, playground, entre outros. Entender quais são os seus desejos te ajudará a fazer um filtro nas opções, ou seja, você caminhará para um caminho mais certo de acordo com suas preferências. Junto a isso, é importante fazer uma busca e pedir auxílio de profissionais experientes, como engenheiros e arquitetos, na hora de assinar um contrato. Além disso, um bom corretor de imóveis lhe dará as melhores opções de escolha, pois entre as milhares de construções que estão à venda não são todas indicadas para se viver confortavelmente.

CARACTERÍSTICAS DO BOSQUES DA VERENA

O time de profissionais qualificados da Suhma está sempre procurando trazer mais conforto e bem-estar para os nossos parceiros. Se você, após fazer sua listagem como dissertamos a cima, está em busca de um apartamento novo com ótima localização, com dois ou três dormitórios, espaços gourmet, espera para Split, piscina, playground, elevador, portaria, garagem coberta e vista para o cinturão verde da cidade de Santa Cruz do Sul, agende sua visita para conhecer os nossos apartamentos do Bosques da Verena pelo fone (51) 3713-1133 ou (51) 3056-4022! Se preferir, mande um e-mail pedindo mais informações para suhma@suhma.com.br ou visite nossas redes sociais para ver mais fotos de nossos empreendimentos: www.facebook.com/suhmaengenharia e www.instagram.com/suhma.bosquesdaverena